Imagem de Carlo Acutis, que se tornará 1º santo ‘millenial’ no domingo (7), é pendurada pelo Vaticano na Basílica de São Pedro em 4 de setembro de 2025.
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O Vaticano pendurou nesta quinta-feira (4) na Basílica de São Pedro uma imagem de Carlo Acutis, o beato italiano que será canonizado pelo papa Leão XIV no domingo (7).
Carlo Acutis foi um adolescente ítalo-britânico católico que morreu de leucemia aos 15 anos em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida. Ele fazia evangelização pela web e ficou conhecido como “padroeiro da internet” entre os fiéis. (Leia mais abaixo sobre quem ele foi)
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A imagem de Acutis na fachada da icônica basílica faz parte da preparação da Igreja Católica para seu ritual de canonização. Ele está sendo chamado de 1º santo “millennial” pelo Vaticano, por ter nascido no final do século XX.
A cerimônia será presidida pelo papa Leão XIV na Praça de São Pedro, e será o primeiro evento de canonização do novo pontífice, eleito em maio para substituir o papa Francisco. A cerimônia de domingo estava originalmente marcada para abril, mas foi adiada por conta da morte do argentino.
Imagem de Carlo Acutis, que se tornará 1º santo ‘millenial’ no domingo (7), é pendurada pelo Vaticano na Basílica de São Pedro em 4 de setembro de 2025.
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Quem foi Carlo Acutis
Quem é Carlo Acutis, o padroeiro da internet
Nascido em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.
“Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.
Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano após seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela Igreja. Na ocasião, ele curou uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele teve outro milagre reconhecido pela Igreja Católica em maio de 2024.
Além da igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.
Carlo Acutis
Site Carlo Acutis
“Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos”, conta a mãe.
Carlo Acutis conseguiu unir as duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado e para evangelizar — façanha que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, ao site de notícias do Vaticano.
Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, dia da Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.
Corpo de Carlo Acutis, que será beatificado em 10 de outubro, fotografado durante cerimônia em Assis, na Itália, em 10 de janeiro
IPA/Sipa USA
Milagre no Brasil
Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano.
Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.
“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao g1 MS em novembro de 2019, quando o Vaticano reconheceu o milagre realizado por Carlo Acutis.
https://g1.globo.com/

O canal que tem como objetivo principal aumentar seus ganhos através de suas publicações nos nosso canais de marketing.