Trump diz que vai assinar ordem para mudar regras nas eleições: 'Apenas cédulas de papel'

Blog

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (30) que vai assinar uma ordem executiva que mudaria regras para a votação em eleições. O republicano afirmou que as pessoas deveriam usar apenas cédulas de papel e defendeu restrições para o voto por correio.
Trump questiona o sistema eleitoral dos EUA há anos e continua a repetir, sem provas, que a derrota para Joe Biden em 2020 foi resultado de fraude generalizada. Ele e aliados também fazem alegações infundadas sobre participação de não cidadãos nas eleições, algo ilegal no país.
Em uma publicação no Truth Social, o presidente disse que vai criar uma identidade nacional para cada eleitor. Ele também disse que o voto pelo correio deveria acabar, exceto em alguns casos.
“Documento de identidade do eleitor deve ser exigido em cada votação. SEM EXCEÇÕES! Vou assinar uma ordem executiva para isso!!! Além disso, nada de voto pelo correio, exceto para pessoas muito doentes e para militares que estão longe. USEM APENAS CÉDULAS DE PAPEL!!!”, escreveu.
Há anos, Trump defende o fim das urnas eletrônicas, pedindo o uso apenas de cédulas de papel e contagem manual — um processo que, segundo autoridades eleitorais, é demorado, caro e bem menos preciso do que a contagem por máquinas.
No início de agosto, o presidente já havia prometido editar uma ordem com mudança de regras para as eleições legislativas de 2026. Ainda não está claro se ele tem poder constitucional para implementar a medida, já que as votações são organizadas pelos estados.
O pleito marcado para 3 de novembro de 2026 será o primeiro grande teste eleitoral do presidente desde sua volta à Casa Branca em janeiro. Pesquisas apontam que os democratas tentam recuperar cadeiras na Câmara e no Senado para frear a agenda política de Trump.

https://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.