O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou nesta quinta-feira (11) que a relação entre Brasil e EUA estão no “ponto mais sombrio em dois séculos” após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A maioria da Primeira Turma do STF decidiu condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Os votos dos ministros foram concluídos nesta quinta-feira. O ex-presidente recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão.
Em uma rede social, Landau escreveu que os Estados Unidos condenam “o uso da lei como arma política”. Ele também acusou o ministro Alexandre de Moraes de devastar o Estado de Direito no Brasil.
“Enquanto o Brasil deixar o destino de nosso relacionamento nas mãos do Juiz Moraes, não vejo solução para esta crise”, publicou.
Mais cedo, o presidente Donald Trump classificou como “terrível” a condenação de Bolsonaro e disse estar “muito insatisfeito” com o julgamento. O republicano também comparou o processo com processos judiciais que ele próprio enfrentou.
“Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, afirmou.
O presidente dos EUA não disse se pretende aplicar novas sanções ao Brasil em razão da condenação. No entanto, em um post na rede social X, o secretário de Estado, Marco, Rubio prometeu que os EUA “responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”.
“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, sancionado, continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, afirmou.
O Itamaraty classificou o post de Rubio como uma ameaça e disse que continuará defendendo o Brasil de “agressões e tentativas de interferência”.
“Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia.”
https://g1.globo.com/

O canal que tem como objetivo principal aumentar seus ganhos através de suas publicações nos nosso canais de marketing.