'Dois Brasis', 'desafio a Lula' e pedidos por 'intervenção de Trump': como a imprensa mundial viu as manifestações de 7 de setembro

Blog


Vista aérea mostra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro carregando uma enorme bandeira dos EUA em ato na Avenida Paulista, em SP, no 7 de Setembro.
Nelson Almeida/AFP
As manifestações de bolsonaristas e da esquerda no Dia da Independência no domingo (7) evidenciaram os “dois Brasis” que existem atualmente no país e refletiram a agitação que antecede o veredito de Jair Bolsonaro, julgado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, que sairá nesta semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os protestos que se espalharam pelo país repercutiram na imprensa internacional, que “inauguraram” a semana do veredito. Nos protestos, os apoiadores de Bolsonaro “desafiaram Lula” e “imploraram por uma intervenção” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo veículos internacionais.
Ambos os espectros políticos foram às ruas no domingo. Enquanto movimentos de esquerda se manifestaram contra anistia para condenados por atos golpistas e em defesa da soberania nacional, apoiadores de Bolsonaro utilizaram o mote “reaja, Brasil: o medo acabou”, fizeram ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a Alexandre de Moraes, além de pedir ajuda dos EUA contra uma eventual condenação de Bolsonaro.
Confira mais detalhes abaixo.
El País, Espanha
Reportagem do jornal ‘El País’, da Espanha, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil.
Reprodução
O espanhol “El País” reforçou os discursos opostos de direita e esquerda durante o 7 de Setembro. O jornal afirmou que bolsonaristas exigiram a anistia dos envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro enquanto Lula discursava em defesa da soberania nacional em Brasília.
The Guardian, Reino Unido
Reportagem do jornal ‘The Guardian’, do Reino Unido, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil.
Reprodução
O britânico “The Guardian” destacou que manifestantes “imploraram” por uma intervenção do presidente americano Donald Trump dias antes do julgamento de Bolsonaro, vestidos com a bandeira dos EUA.
O jornal relembrou as taxações do governo dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros e sanções contra Alexandre de Moraes e citou o discurso realizado pelo presidente Lula no 7 de Setembro, no qual ele condenou tentativas estrangeiras de influenciar o resultado do julgamento no STF.
The New York Times, EUA
Reportagem do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil.
Reprodução
O jornal americano “New York Times” afirmou que milhares de brasileiros lotaram as ruas das principais cidades do Brasil no início de uma semana “tensa que deve terminar com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro”. A publicação diz que os protestos da direita mostraram a força política de Bolsonaro mesmo durante o julgamento que pode levar a mais de 40 anos de prisão.
La Nación, Argentina
Reportagem do jornal ‘La Nación’, da Argentina, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil.
Reprodução
O jornal argentino “La Nación” disse que as manifestações de apoiadores de Bolsonaro “desafiaram o presidente Lula” antes do veredito do julgamento do ex-presidente, que será dado pelo STF ainda nesta semana.

https://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.