Repórter do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, sobre a bandeira dos EUA nas manifestações de 7 de setembro de 2025, dia da Independência do Brasil
Reprodução
A presença de uma bandeira gigante dos Estados Unidos em uma manifestação na Avenida Paulista, no último 7 de setembro, durante o feriado da Independência do Brasil, ganhou destaque no jornal norte-americano “The New York Times”, que repercutiu o ato em São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O jornal destacou, em matéria nesta terça-feira (9), que bandeira foi exibida em meio às manifestações contra a condenação do ex-presidente, Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe.
O título da matéria é: “Um novo símbolo da direita brasileira: a bandeira dos EUA”.
A publicação diz que o gesto representou um agradecimento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tentar intervir no caso.
A análise do “New York Times” também ressaltou a presença do símbolo americano em protestos pelo mundo, como recentemente na Coreia do Sul.
Segundo o jornal norte-americano, a adoção da bandeira americana por apoiadores de Bolsonaro e o movimento de direita no Brasil se deu de forma particular.
“Em cidades por todo o país, no domingo, manifestantes de direita se cobriram com a bandeira dos EUA, pintaram o rosto de vermelho, branco e azul e agitaram versões modificadas que combinavam as bandeiras brasileira e americana”, diz a publicação.
Vista aérea mostra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro carregando uma enorme bandeira dos EUA em ato na Avenida Paulista, em SP, no 7 de Setembro.
Nelson Almeida/AFP
A reportagem também menciona que os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) pediram que a Polícia Federal investigue a origem da bandeira. Eles suspeitam que seja a mesma usada pela NFL em um jogo dias antes, o que poderia configurar participação ilegal de entidade estrangeira em ato político. A NFL nega ao jornal, e afirma que sua bandeira segue armazenada.
Repercussão internacional
Além do New York Times, outros veículos estrangeiros também repercutiram os protestos no Dia da Independência:
O El País disse que “os dois Brasis mediram forças nas ruas às vésperas do veredito de Bolsonaro”.
O The Guardian destacou que manifestantes bolsonaristas “imploraram” por uma intervenção de Trump contra o julgamento de Bolsonaro.
O La Nación disse que os bolsonaristas “desafiaram o presidente Lula” com as manifestações, dias antes do veredito de Bolsonaro perante o STF.
Apoiadores de Bolsonaro fazem manifestações nas cinco regiões do país
https://g1.globo.com/

O canal que tem como objetivo principal aumentar seus ganhos através de suas publicações nos nosso canais de marketing.