Conheça o mercado das cidades fantasmas nos EUA, e o homem que comprou uma só para ele
O cenário lembra os clássicos filmes do faroeste: xerifes durões, duelos entre mocinhos e bandidos. Fora das telas, essa região do Velho Oeste americano cresceu, viveu anos de ouro, e depois mergulhou no esquecimento. Alguns lugares viraram cidades fantasmas e permaneceram assim durante décadas.
Hoje, essas áreas desertas e cheias de história se transformaram em atração turística, despertando até o sonho de um comprador, que resolveu ter uma cidade só para ele. Veja no vídeo acima.
Conheça o mercado das cidades fantasmas nos EUA
Reprodução/TV Globo
Nelson: de mina abandonada a ponto turístico
Em 1994, Tony e Bobbie queriam comprar uma casa em Nelson, um vilarejo no estado de Nevada, mas os antigos donos só aceitavam vender se o casal também comprasse uma mina desativada desde 1942. A região não tinha eletricidade e nem esgoto, mas eles se mudaram com os cinco filhos e transformaram o local.
Hoje, Nelson recebe visitantes do mundo todo diariamente. A casa abriga milhares de relíquias e até um freezer cheio de cobras-cascavéis capturadas no deserto. Shawna, filha do casal, conta que a cidade tem fama de assombrada:
“Os piores assassinos de Nevada saíram daqui. A polícia nem entrava.”
Nelson: de mina abandonada a ponto turístico
Reprodução/TV Globo
Rhyolite: o boom e o colapso
No deserto do Vale da Morte, está o que sobrou de Rhyolite — uma cidade intocada a mais de 100 anos, que parece cenário de filme. Fundada durante a corrida do ouro no Vale Oeste americano, passou de um acampamento com dois homens para uma cidade com 2.500 habitantes em poucos meses. No auge da sua prosperidade, tinha prédios de três andares, lojas, escola para 250 crianças e até uma bolsa de valores.
Mas em 1907, a crise financeira em Nova York derrubou a economia local. As minas da região fecharam, os bancos faliram e, em 1910, restavam apenas 600 moradores. Em 1916, a energia elétrica foi desligada. Hoje, Rhyolite reacendeu como ponto turístico e impressiona visitantes como Mary, que saiu da Irlanda:
“Está tudo abandonado e no meio do nada… imagino que era difícil viver aqui.”
Rhyolite: o boom e o colapso
Reprodução/TV Globo
Cerro Gordo: uma cidade só para ele
Durante a pandemia, Brent Underwood decidiu se isolar e comprou Cerro Gordo, na Califórnia, por US$ 1,3 milhão. Ele se tornou o único habitante da cidade por mais de um ano e meio.
Brent encontrou objetos antigos, como um caminhão com marcas de tiros, e colocou no museu dessa cidade que já abrigou 4 mil pessoas. Ele decidiu postar tudo na internet.
“Vejo a preservação de Cerro Gordo da mesma forma que talvez preservemos um campo de batalha: para entender sua história, não necessariamente para repeti-la. Acho que este é um alerta para lugares criados apenas para extração ou para ganho de curto prazo”, afirma.
Cerro Gordo: uma cidade só para ele
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.
https://g1.globo.com/

O canal que tem como objetivo principal aumentar seus ganhos através de suas publicações nos nosso canais de marketing.