Terremoto de magnitude 8,0 é registrado na costa da Rússia; há alerta de tsunami

Blog


Ponto vermelho mostra local de tremor de magnitude 8,0, na costa leste da Rússia, em 29 de julho de 2025
USGS
Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Há alerta de tsunami.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O epicentro foi localizado a cerca de 100 km da costa da Península de Kamtchatka, no extremo leste do país, a uma profundidade de 19,3 km — considerada rasa, o que pode favorecer a formação de ondas.
O USGS emitiu alerta de tsunami para o leste da Rússia e Japão. Ondas também podem atingir os estados americanos do Alasca e do Havaí.
“Ondas de tsunami perigosas causadas por este terremoto podem atingir partes da costa da Rússia e do Japão nas próximas três horas”, diz o comunicado.
A Península de Kamtchatka tem cerca de 1.250 km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhotsk. A região abriga pequenas comunidades e formações vulcânicas ativas. A área é sujeita a terremotos e atividade sísmica intensa.
O governador regional de Kamtchatka afirmou que este é o terremoto mais fote em décadas. Segundo ele, até o momento, não há registro de feridos. Porém, houve danos materiais na península. As autoridades pediram para que a população se afaste imediatamente das áreas costeiras.
A Agência Meteorológica do Japão também colocou toda a costa leste do país sob alerta de tsunami.
*A reportagem está sendo atualizada.
Vídeos em alta no g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.