Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, faz primeira aparição pública em semanas

Blog

Líder iraniano esteve em Teerã para participar do evento religioso após somente aparecer em pronunciamentos gravados. Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, comparece a cerimônia em primeira aparição pública
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, participou publicamente de uma cerimônia religiosa neste sábado (5), em Teerã, segundo a agência estatal de notícias iraniana.
Essa foi a primeira aparição pública de Khamenei desde 13 de junho e o início do conflito entre Irã e Israel. O líder iraniano só havia divulgado pronunciamentos gravados até agora, já que estava mantendo sua localização em sigilo devido a ameaças vindas de Israel.
Segundo a rede de TV dos EUA CBS, Israel planejava assassinar Khamenei, mas Trump proibiu o plano. Depois, o presidente disse que os EUA e Israel não planejam matar o aiatolá, mas que os planos podem mudar dependendo de como o conflito entre os países se desenrolar.
Em entrevista à ABC News, em junho, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que assassinar o líder supremo do Irã “acabaria com o conflito” entre os dois inimigos históricos.
O evento marca a nona noite de Muharram, o primeiro mês do calendário islâmico, e a véspera da cerimônia de Ashura, evento religioso celebrado para homenagear a morte de Imam Hussein, neto do profeta Maomé.
A guerra até agora
Israel e Irã estão em trégua desde 24 de junho, e, apesar de ameaças de ambos os lados, não houve ataques registrados entre os países desde então.
Antes, os países trocaram ataques aéreos por 12 dias, deixando 935 mortos e 5.332 feridos do lado iraniano e 28 mortos e 3.238 feridos do lado israelense, segundo autoridades dos dois países.
Os EUA também entraram na guerra no dia 21 de junho, lançando um ataque a instalações nucleares do Irã.
Ali Khamenei reivindicou vitória sobre Israel e EUA e negou grandes estragos, enquanto Trump disse que o programa nuclear iraniano foi “obliterado”.

https://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.