É #FAKE que vídeo mostre fuga de atirador logo após assassinato de Charlie Kirk; gravação foi feita em julho
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem correndo em um estacionamento. A legenda alega que o registro seria da fuga do atirador que assassinou, nesta quarta-feira (10), o ativista político de direita Charlie Kirk, nos Estados Unidos. É #FAKE.
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
O vídeo foi publicado no X nesta quinta-feira (11) e alcançou mais de 2,6 milhões de visualizações. Ele mostra um homem correndo em um estacionamento. A pessoa que gravou a cena diz: “Alguém está atirando aqui. Muitas pessoas correndo. Ali está ele, foi ele”.
Uma legenda sobreposta às imagens diz: “Vídeo mostra o atirador de Charlie Kirk fugindo”.
O post foi compartilhado um dia depois que Charlie Kirk, ativista da direita dos Estados Unidos e aliado do presidente Donald Trump, foi baleado e morto em um evento na Universidade Utah Valley.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O vídeo não tem qualquer relação com o assassinato de Charlie Kirk. Na verdade, a gravação foi feita em 28 de julho, após um tiroteio no Grand Sierra Resort, na cidade de Reno, em Nevada, nos Estados Unidos. A ocorrência deixou três mortos e três feridos.
Até a última atualização desta reportagem, a polícia não havia detido o atirador que matou o ativista de direita americano.
Nesta quarta, o Fato ou Fake desmentiu outro vídeo enganoso sobre o caso, que foi tirado de contexto para alegar que seria um registro da prisão do suspeito.
🔍 Como foi feita a checagem?
O Fato ou Fake usou a plataforma InViD para fragmentar o vídeo viral em vários frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por cada uma delas no Google Lens. Essa ação permite verificar se as mesmas cenas já estavam publicadas antes internet.
A pesquisa levou a uma publicação de 29 de julho no Facebook do veículo americano KRNV News 4, que cobre notícias do estado de Nevada.
O post dava o contexto da gravação: “Últimas notícias: a polícia de Sparks confirmou que este vídeo viral que circula nas redes sociais mostra o suspeito de deixando o Grand Sierra Resort nesta segunda depois de balear seis pessoas”.
É #FAKE que vídeo mostre fuga de atirador logo após assassinato de Charlie Kirk; gravação foi feita em julho
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
https://g1.globo.com/

O canal que tem como objetivo principal aumentar seus ganhos através de suas publicações nos nosso canais de marketing.
---------------------- Continua após a publicidade ----------------------